Home - canal - Dente escuro ou escurecido – O que fazer e como tratar?
Dente escuro ou escurecido – O que fazer e como tratar?


Dente Escuro, quais alternativas tenho para tratar?

Dente escurecido após tratamento de canal

dente escurecido

Após realizar um tratamento de canal, pode ocorrer um escurecimento do dente. Esse dente escuro tratado pode então, se tornar um pesadelo, quando associado a sua estética dental.

Esse escurecimento pode ter como fator principal a existência de sangue ou outra substância não removida após a conclusão de um procedimento endodôntico (o endodontista é o responsável especializado em tratamento de Canal).   

Outros fatores que podem escurecer Dentes

Não são apenas tratamentos de canal que trazem consequências na estética dos dentes, capazes de torná-los acinzentados ou escuros.

Entre as causas mais comuns, podemos citar como exemplo a reabsorção dentária interna ou externa, onde o próprio organismo vai, aos poucos, removendo parte da raiz do dente.

Nestes casos, o dente “morre” e seus restos tendem deixar o dente escuro. É difícil dizer ao certo quais são as causas exatas e específicas que levam o aparecimento dessa reabsorção.

trauma no dente causado por queda

Tratamentos ortodôntico agressivos e traumas causados por quedas são grandes fatores que agravam este problema. Por isso, em alguns casos, deve-se ficar atento a qualquer alteração na cor ou aparecimento de alguma espécie de mancha nos dentes para que o mesmo possa ser tratado por um especialista o quanto antes.

Para compreender mais sobre fatores capazes de deixar o dente escuro, e quais técnicas podem ser usadas para solucionar, apresentamos a seguir alguns dos principais fatores que causam esse escurecimento dental:

  • Tratamento de Canal;
  • Traumas por quedas, tombos ou choques direto com o dente;
  • Infecção periodontal.

O Clareamento Dental pode ajudar a tratar dente escuro

clareamento dental

O Clareamento Dental é um tratamento muito procurado pelos paciente para reverter o escurecimento dental após algum dos fatores citados acima.

A partir da técnica de clareamento caseiro (saiba mais sobre o clareamento dental caseiro AQUI), o profissional busca reduzir a coloração acinzentada, devolvendo o aspecto branco a naturalidade do sorriso atual do paciente. O tratamento pode ser realizado pelo paciente em casa, mas deve ser supervisionado periodicamente pelo especialista.

Apesar de eficaz em clarear um dente escuro, a dente que sofreu o trauma, em grande maioria das vezes, pode voltar a escurecer tendo passado algo em torno de 5 anos.

Faceta em resina é mais barata, mas traz resultados limitados

faceta em resina

A Faceta em Resina é um dos procedimentos dentários mais utilizados para realizar correções estéticas. Tem um custo menor que outras técnicas, é confeccionada em uma única consulta, e apresenta facilidade para alcançar a naturalidade em relação a cor e forma.

Entretanto, a resina trás algumas desvantagens… Por ser um procedimento mais barato, o tratamento têm durabilidade inferior as Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dental e também são mais difíceis de se trabalhar a cor em casos de escurecimento mais severo e intenso.

Outra desvantagem a ser lembrada, está na dificuldade de permanecer o brilho do dente, sendo muitas vezes necessário consultas regulares para manutenção e recuperação do brilho e cor da faceta dental.

Quando  pensar em uma alternativa rápida e mais em conta, a faceta em resina é considerado o tratamento ideal.

Lente de Contato Dental é uma técnica incrível, porém duvidosa em casos de dentes muito escurecidos

Lente de Contato Dental é o tipo de tratamento dentro da estética dental mais conhecida dentre as diversas técnicas.

A Lente é desenvolvida de forma a ser aplicada diretamente sobre os dentes e é considerada ideal em procedimentos onde não é necessário grandes desgastes para aplicação. São fortemente indicadas em casos de diastemas (espaços demasiados entre os dentes) e restaurações na sua forma e harmonização do sorriso.

A Lente de Contato Dental no entanto, não tem esse nome atoa. Devido a sua fina espessura a faceta pode apresentar dificuldades também para clarear em casos de escurecimentos mais severos.

lente de contato dental tratamento de canal

O especialista pode em alguns casos inclusive, optar por realizar diferentes técnicas como o clareamento dental antes da aplicação das Lentes. Ainda que apresente-se como uma das melhores alternativas para correções de forma e cor, a utilização do material em porcelana dependerá do que for diagnosticado pelo especialista. Só assim haverá certeza da efetividade das Lentes de Contato Dentais.

Faceta de porcelana, é ideal na recuperação estética de dente escuro!

Dentre as técnicas para utilização de algum tipo de faceta para recuperação estética, a Faceta de Porcelana é a que é capaz de trazer os melhores resultados!

faceta de porcelana

Por exigir a remoção externa da camada dentária, a faceta permite ao especialista construir um dente mais rígido, capaz de cobrir suficientemente o tom escurecido que sobressai a estética do sorriso.

Esta é uma alternativa extremamente eficaz em casos do escurecimento do dente após o tratamento de canal, atingindo resultados estéticos eficientes que o clareamento dental ou técnicas com resinas não podem alcançar.

Converse com quem entenderá o seu caso de forma única!

dentista tratamento de canal

Sem dúvida, o melhor procedimento a ser realizado dependerá do que for julgado pelo especialista vendo o caso e compreendendo a real necessidade do paciente.

Nem sempre o tratamento mais caro será o eficaz e optar pelo mais barato, mas realizá-lo diversas vezes não o tornará mais fácil e eficaz.

Os especialistas da Doctor&doctor estão prontos para atender e a partir da consulta de avaliação propor o melhor e mais eficaz tratamento de forma que seja duradouro e devolva aos pacientes a vontade de sorrir com confiança e harmonia.

Fique por dentro de todas as novidades da Doctor&doctor Odontologia Estética, nos seguindo no Facebook.