DSD – Planejamento Digital do Sorriso

Conheça e saiba como simular seu “Antes e Depois” com Lente de Contato Dental!

O DSD (Digital Smile Design) é uma nova tecnologia muito utilizado por especialistas e clínicas de odontologia estética, que vem salvando pessoas de suas inseguranças quando pensam em realizar um tratamento com Lentes de Contato Dental.

Dessa forma é possível saber de forma fiel se o resultado final, será como o paciente espera

No decorrer das consultas realizadas aqui na clínica, ouvimos muitos pacientes que hesitam, e apresentam dúvidas muito comuns, como:

  • ”Será que ficará como eu quero ?” ;

  • “Será que eu vou gostar?” ;

  • “Você tem certeza que vai ficar bonito?” ;

Esses, são ótimos exemplos das perguntas comuns que ouvimos de nossos pacientes!

Tenha o sorriso dos seus sonhos!

Muitos pacientes em uma consulta para avaliação e orçamento trazem fotos de sorrisos de artistas. Querem que o tratamento seja o mesmo da foto mas, por outro lado, nós Dentistas temos a preocupação em saber se iremos atender as expetativas dos nossos Pacientes, tendo também que atender as exigências clínicas, como:

  1. Funções mastigatórias;
  2. Fonoaudiólogas;
  3. Estética facial; além do
  4. Sorriso propriamente dito.

Modelos da boca em acrílico

Antes, para minimizar tais inseguranças e buscar atingir as expectativas de nossos pacientes, utilizava-se modelos em acrílico, fotos de modelos de sorrisos ou modelos da boca do paciente com uma escultura em cera simulando o resultado final.

Por fim, muita conversa para entender e explicar qual resultados poderíamos atingir, e ainda sim, dúvidas permaneciam.

DSD Lente de Contato Dental

 

Um futuro promissor para quem busca um novo sorriso!

Hoje em dia temos uma técnica que veio suprir esta necessidade!

O DSD (Digital Smile Design)

Também conhecido como teste de sorriso, ou mock-up, a técnica já é utilizada há alguns anos e cada vez mais se demonstra muito mais eficiente!

Aperfeiçoada, permite ao paciente experimentar o modelo de Sorriso proposto pelo profissional, utilizando uma resina especial, que é colocada sobre os dentes do paciente.

Nota: Para colocação da resina, não há qualquer tipo de desgaste nos dentes do paciente.

O teste serve apenas para que o paciente possa antever com bastante fidelidade, como ficará o resultado final do seu tratamento! Aliado a esta técnica de mock-up, o DSD (Digital Smile Design) ou Planejamento Digital do Sorriso, veio aprimorar o resultado dos tratamentos com:

Lentes de Contato Dental e Facetas de Porcelana

Nota: Esta técnica pode e deve ser usada para todos os tipos de tratamento que envolvam uma modificação estética do paciente.

Como funciona o DSD (Digital Smile Design) ?

Utilizando softwares, imagens e vídeos, cria-se um projeto de um novo sorriso.

Esta técnica leva em consideração vários fatores, como formato de arcada dentária, sexo do paciente, formato de rosto, características raciais, tipo físico, etc.

É importante destacar que não apenas a aparência dos dentes, mas muitas vezes, é possível interferir na estética facial, modificando volumes e comprimentos dentais, pois os dentes participam na sustentação aos músculos e pele.

O Dentista utilizando das ferramentas descritas acima, redesenha o sorriso do paciente e envia para um laboratório especializado, que irá esculpir este desenho sobre o modelo de gesso da arcada do paciente.

Depois do enceramento pronto, o profissional faz um molde com um material a base de silicone da escultura e fica com uma “fôrma” do novo sorriso.

Depois desta etapa, o paciente retorna ao consultório para experimentar o novo modelo de sorriso proposto…

“Vestindo” um novo Sorriso!

O Dentista vai preencher aquela “fôrma” feita em cima da escultura do novo sorriso com uma resina especial que não cola nos dentes, e posicionar sobre os dentes reais do paciente. Após aproximadamente 2 minutos o paciente poderá ver o resultado do novo modelo de Sorriso proposto.

Nesta hora tanto o profissional como o paciente podem analisar o resultado e sugerir modificações em busca de uma otimização no tratamento.

DSD Antes e DepoisDSD Antes e Depois

DSD Antes e DepoisDSD Antes e Depois

Conclusão sobre o DSD:

A utilização destas técnicas trouxe muito mais segurança e assertividade no resultado estético das Lentes de Contato Dental e Facetas de Porcelana, beneficiando os pacientes e os profissionais, agilizando assim o processo para finalização de um sorriso ideal!

Digital Smile Design

Para dicas de tratamentos e de cuidados para o melhor da sua saúde bucal, acompanhe nossa página no Facebook.