Home - dentista - Tenha um lindo sorriso com Lente de Contato Dental

Tenha um lindo sorriso com Lente de Contato Dental



13 Fatores que Definem um Lindo Sorriso com Lente de Contato Dental!

Tenha um Lindo Sorriso com Lente de Contato Dental! Com 13 fatores essenciais que definem um tratamento estético lindo e natural!

Um Lindo Sorriso com Lente de Contato Dental está intimamente relacionado com uma boa saúde bucal.

No entanto, assim como em todos os tratamentos estéticos, há sempre um certo receio do paciente que o realiza com medo do resultado final. Então se você deseja que o seu tratamento seja como você sonha, com um aspecto natural, durável e incrivelmente lindo, fique de olho nessas 13 dicas para ter um lindo sorriso na hora de aplicar sua Lente de Contato Dental!

 

1 – Cor dos Dentes

Quando se fala em cor de dente, logo vem a imagem de um dente extremamente branco. Mas para um dente ficar realmente bonito, é importante lembrar que mesmo entre os dentes ditos brancos possuem diferenças a serem observadas.

As Lentes de Contato Dental devem combinar com os outros dentes da boca e também com cor da pele do paciente. Pequenas nuances de colorações e transparências podem deixar a Lente mais bonita e com um aspecto natural.

Cor dos Dentes

2 – Anatomia Dental ou Formato dos Dentes

Neste quesito é importante que haja uma harmonia com o biótipo facial do paciente, pois há vários tipos de face, como:

Ovais, retangulares, oblongos, triangulares, dentre outros, e o formato dos dentes devem estar em harmonia com o formato facial, afinal um sorriso natural deve ser desenhado unicamente para cada biotipo de pessoa e um bom especialista sabe disso!

3 – Visagismo

Pode-se dizer que o visagismo é a “Personalidade do Sorriso” ou seja, de acordo com o formato do sorriso e a anatomia, os dentes podem passar uma imagem que ajude refletir um tipo de temperamento, como descontração, alegria, calma, força, assertividade, dentre outras.

Este conceito é muito utilizado para suavizar ou acentuar determinadas características do paciente ao se fazer o trabalho de Estética Dental

4 – Translucidez

Os dentes naturais possuem uma característica marcante que é um certo grau de transparência. Esse grau varia na superfície do próprio dente, pois quanto mais próximo as bordas os dentes se tornam mais transparentes ou translúcidos.

Isto também varia de indivíduo para indivíduo, e o dentista, juntamente do paciente, devem conversar sobre o grau de translucidez para obter-se um lindo sorriso com Lente de Contato Dental, pois além da técnica, deve-se levar em consideração o gosto pessoal de cada um.

Translucidez

5 – Nuances de cores quentes e frias

Pois é, são nos mínimos detalhes que as diferenças existem na hora de se pensar em um lindo sorriso. Os dentes naturais tem uma variação de tonalidades no esmalte, como branco, preto, laranja, amarelo, marrom, azul e cinza. Estas cores normalmente estão dispersas no esmalte dentário de maneira muito sutil, mas que dá um toque de beleza e naturalidade aos dentes.

Isto deve ser muito bem trabalhado nas caracterizações das Lentes Dentais.

Nota: O exemplo abaixo apresenta à partir da foto de um dente, pequenos detalhes em azul.

Nunces de cor com Lente de Contato DentalNunces de cor com Lente de Contato DentalNunces de cor com Lente de Contato Dental

6 – Proporção

Existe um estudo sobre a estética do sorriso que leva em consideração uma regra de proporcionalidade entre altura e largura de cada dente do arco dentário.

Respeitar esta regra de proporcionalidade é uma das chaves de se obter um sorriso mais bonito e jovial.

DSD

Para trazer ainda mais segurança à nossos pacientes, a Doctor&doctor conta com o moderno Digital Smile Design, onde é possível antever o resultado de seu tratamento antes mesmo de realiza-lo.

7 – Curvatura da linha do sorriso

Quando o dentista passa uma linha imaginária, contornando as bordas inferiores dos dentes superiores determina-se o formato da curvatura do sorriso. Esta linha pode ser plana, irregular ou em forma de parábola invertida, dependendo muito da impressão que o paciente quer passar com o seu sorriso.

Linha do Sorriso

Nota: Aspectos como esse podem e dever ser trabalhados pelo dentista quando compreende as necessidades e desejos do paciente na consulta de avaliação.

8 – Linha de Término

A linha de término é o encontro entre a borda da Lente de Contato e o dente. Esta linha deve estar localizada rente à linha gengival ou ligeiramente sob a gengiva (0,2 mm aproximadamente). Este cuidado além de ser responsável por uma estética dental imediata, também faz com que se mantenha uma boa saúde da gengiva, contribuindo que a longo prazo, apareça uma linha escura entre as Lentes Dentais e a gengiva.

9 – Áreas de reflexão de luz

Na superfície das Lentes de Contato Dentais temos regiões sutilmente convexas e côncavas. Nas regiões convexas há uma reflexão maior da luz e, portanto deve haver uma reciprocidade de áreas refletivas nos dentes correspondentes de cada lado do sorriso.

Por exemplo, nos incisivos centrais esquerdo e direito. A falta deste cuidado pode dar a impressão que os dentes estejam desalinhados, ou inclinados, deixando de lado a existência de harmonia no sorriso.

Reflexão de Luz da Lente Dental

10 – Textura e Microtextura na Superfície

Ao contrário do que aparenta, a superfície dos dentes naturais não são planas e lisas. Se forem observadas com atenção, os dentes possuem pequenas ondulações e ranhuras e, ao se fazer uma Lente de Contato Dental, deve-se atentar a estes pequenos detalhes, procurando sempre copiar o grau de textura dos dentes do paciente, para se obter um resultado estético altamente natural.

Textura das Lentes de Contato Dental

11 – Brilho

Este é um dos aspectos que mais caracterizam o tratamento com Lentes Dentais com aspecto artificial.

O excesso de brilho é um fator que deixa a Lente com um aspecto artificial, já a falta de brilho é menos impactante, pois o fato das lentes estarem sempre cobertas por saliva acaba mascarando a falta do brilho.

12 – Volume

O excesso ou falta de volume interferem na beleza e naturalidade do sorriso. Para especialistas, este é um erro clássico que deixa o sorriso de quem quer obter um lindo sorriso com Lente de Contato Dental sem que haja nele, um aspecto artificial.

13 – Ponto de Contato

O ponto de contato dental o encontro entre duas lentes de contato consecutivas. Este encontro das Lentes de Contato Dentais, devem ser firmes e sem excesso ou ausência de pressão pois o excesso pode deslocar os dentes de posição e a falta de contato é prejudicial à saúde bucal, facilitando a retenção de alimentos entre os dentes.

Ponto de Contato Dente

Sucesso da Lente de Contato Dental!

Muitas questões são observadas por um bom especialista quando se planeja um incrível sorriso para o seu paciente. Esses fatores devem sempre estar na cabeça do especialista que procura ajudar o paciente à conquistar o sorriso de seus sonhos.

Para dicas de tratamentos e de cuidados para o melhor da sua saúde bucal, acompanhe nossa página no Facebook.