fbpx
Home - dentista em são paulo - Problemas de Saúde Bucal
Problemas de Saúde Bucal


Problemas de Saúde Bucal impactam 50% dos adultos paulistas, conforme estudos

Segundo estudo realizado em pouco mais de 150 municípios, foi constatado que dores de dente, doença periodontal e sangramento  afetam 50,57% dos entrevistados.

Os Problemas de Saúde Bucal, sobretudo dor de dente, sangramento gengival e periodontite, são motivos de incômodo entre adultos de 35 e 44 anos no Estado de São Paulo.

Problemas de Saúde Bucal afeta dia-a-dia das pessoas

problemas de saude bucal amp

A pesquisa foi realizada em 163 municípios do Estado de São e o índice, considerado alto por especialistas, constatou que o exame feito em mais de 17.000 pessoas, das quais 6.051 estavam na faixa etária de 35 a 44 anos. 

A partir desses dados, pesquisadores da FOP-Unicamp e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) constataram relação da qualidade de vida dos entrevistados à saúde bucal baseado em atividades socioeconômicas e também clínicas. 

A Doctor&doctor acompanhando o desenvolvimento do caso, assinala como preocupante o resultado diagnosticado. Vale ressaltar que o impacto dos Problemas de Saúde Bucal são problemas absolutamente tratáveis, mas que impactam a vida e o cotidiano de metade dos indivíduos dessa faixa etária.

Saúde Bucal Brasileira x Saúde Bucal Internacional

Semelhante ao estudo antes realizado, outro estudo feito à alguns anos na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, constataram que dos indivíduos com mais de 21 anos, apenas 16% sofrem com os impactos causados pela falta de consideração com a saúde bucal.

Já na Índia, 50% dos indivíduos entre 21 e 24 anos possuem problemas relacionados aos dados do Estudo Brasileiro.

O Brasil, Índia e Tanzânia compõe dentro da pesquisa realizada em alguns Países, as posições mais baixas. Segundo especialistas, o impacto é realmente negativo para a saúde bucal dentro do cotidiano de seus habitantes.

Dor de Dente, Sangramento Gengival e Periodontite 

dor de dente

Dentro do estudo publicado, são ressaltados como principais motivos de incômodo, problemas considerados pelos dentistas relativamente simples. Dor de dente, Sangramento e Bolsa Periodontal (o afastamento entre a gengiva e o dente, gerando acúmulo de placa bacteriana, o que pode, no futuro, acarretar perda óssea e do dente).

Educação é fator principal para definir saúde bucal das pessoas

De acordo com os resultados do estudo, adultos do sexo feminino, do grupo étnico negro, com renda familiar de até um salário mínimo e com até oito anos de escolaridade apresentam maior probabilidade de apresentar impacto bucal no desempenho diário.

Segundo estudo, a Baixa Renda e níveis educacionais baixos estão sim associados a um pior desempenho à saúde bucal.

Os estudos e educação com a saúde dental, também tem envolvimento para uma performance de longo prazo, tendo em vista que a educação para prevenção de Problemas de Saúde Bucal,  desempenha um papel de muita importância na prevenção e propagação desses casos. 

Como prevenir Problemas de Saúde Bucal? 

A dor de dente e a perda dentária causa restrições na função mastigatória e leva consigo o  desconforto, prejudicando o consumo de alimentos. Por isso a importância de manter a boca saudável, limpa e com visitas regulares e periódicas ao dentista definem uma melhora imediata neste sintoma tão presente na vida das pessoas.

gengiva saudavel

A Periodontite e sangramento afetam a aparência, a autoestima e até as relações sociais dos indivíduos. A falta de cuidado e atenção de um indivíduo que apresenta esses sintomas, podem trazer impactos orais nos aspectos físicos, psicológicos e sociais da vida cotidiana.

O que diz os Especialista da Clínica Doctor&doctor?

“Na Doctor&doctor, contamos com um protocolo de desinfecção completa! Além do cuidado funcional e estético, devemos estar atentos à todas as questões que conduzem a saúde dos nosso pacientes! Nos preocupamos com cada um e queremos que eles tenham ciência da importância de prevenir Problemas de Saúde Bucal, para que possam sorrir com a confiança que merecem todos os dias”, finaliza o Dentista da Clínica, Dr. Saint Clair.

Para dicas de tratamentos e de cuidados para o melhor da sua saúde bucal, acompanhe nossa página no Facebook.

Open chat
🗓Vamos iniciar o seu atendimento!