Home - briquismo - Bruxismo – O pesadelo de um sorriso saudável!
Bruxismo – O pesadelo de um sorriso saudável!


Falta de cuidados de quem tem Bruxismo pode tirar a beleza de um sorriso harmonioso!

Muito se sabe mas pouco se comenta sobre o bruxismo, mas para deixar esse artigo interessante, apresentaremos alguns dados, para que assim, os leitores interessados, compreendam que melhor o caso e acima de tudo, que não estão sozinhos.

Bruxismo pressão nos dentes

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS):

  • 30% da população mundial sofre deste caso;
  • 40% da população Brasileira têm Bruxismo; e
  • Apenas 7% dos brasileiros se preocupam e procuram algum tipo de tratamento para amenizá-lo.

O que é o Bruxismo?

Este hábito parafuncional é uma ação corporal onde pessoas apresentam o hábito inconsciente de ranger ou pressionar os dentes enquanto dormem.

Esse caso está presente tanto em crianças, como adultos e normalmente acompanhas as pessoas a vida inteira.

No entanto, a presença deste hábito no cotidiano e também no sono de quem apresenta tais hábitos, pode congestionar diversas disfunções, como dores na musculatura maxilar,  nuca, regiões próximas ao ouvido e também um presente incomodo ao bocejar ou então mesmo ao abrir a boca.

Bruxismo é a causa de acordar com dor no maxilar?

É difícil generalizar. O Bruxismo está muito ligado a preocupação, ansiedade, estresse ou mesmo depressão. Como resposta corporal, ao adormecer, inconscientemente depositamos essa energia no maxilar

Bruxismo

Como sei se tenho bruxismo?

O principal sintoma do bruxismo é a frequente dor maxilar após exercer grande força e ranger os dentes durante a noite. O ranger dos dentes também ocasiona em alguns casos, o desgaste na superfície dos dentes e também dores nas articulações da mandíbula e próximas à ela, como ouvido e bochecha.

Como tratar o Bruxismo?

Se o paciente tiver qualquer uma das descrições de sintomas citados acima, o mesmo deve passar com um profissional dentista.

Se o bruxismo for diagnosticado pelo dentista, o tratamento à ser realizado é a utilização de uma placa miorrelaxantedurante a noite e em casos mais severos a utilização da placa também durante o dia.

A placa é confeccionada pelo próprio especialista responsável pelo caso a partir de um molde da arcada superior do paciente.

Placa de Bruxismo

Terei que usar placa de bruxismo o resto da vida?

Não existem tratamentos que curam o Briquismo de forma definitiva, tendo em vista que sua principal causa é psicológica.

No entanto, existem casos em que paciente passam por períodos em que a pressão se alivia e portanto, vale consultar um especialista periodicamente para ver o caso e acompanhar a saúde bucal.

Veja aqui nosso caso clínico onde tratamos o Bruxismo com Placa Miorrelaxante.

Consequências ao não tratar o bruxismo

Diversos fatores podem desencadear uma disfunção estética e funcional na boca e no cotidiano de quem sofre com o briquismo, mas que nada faz para amenizá-lo.

Pelo lado estético, a pressão e o ranger dos dentes causa um desgaste dental, sensibilidade e falta de harmonia entre os dentes à linha do sorriso.

Pelo lado funcional, no entanto, além de prejudicar o sono, trás consigo problemas como o amolecimento e quebras dos dentes, frequentes dores de cabeça e problemas de ATM.

Placa de Bruxismo

Recomendações sobre o Bruxismo

O essencial é realizar uma consulta de avaliação com um especialista o quanto antes.

Assim, o especialista poderá verificar o quanto antes a severidade do caso e assim, oferecer o melhor tratamento.

Não apenas com a Placa Miorrelaxante, o paciente também pode amenizar os sintomas se atentando quando pode estar pressionando os dentes durante o dia e a prática de exercícios físicos para diminuir o estresse.

Fique por dentro de todas as novidades da Doctor&doctor Odontologia Estética, nos seguindo no Facebook.