Home - dentes brancos - Faceta em Resina | Tudo que você precisa saber sobre esse tratamento!
Faceta em Resina | Tudo que você precisa saber sobre esse tratamento!


Faceta em Resina – Antes e depois, valores, indicações, prós e contras

Faceta em Resina é, muitas vezes, a melhor alternativa para quem procura a partir de tratamentos estéticos por um tratamento rápido e eficaz, mas antes é interessante conhecer o seus prós e contras desse tratamento. Saber se ele se encaixa ao que se procura e também se o mesmo atende as suas expectativas quanto à durabilidade e também em orçamento.

resultado faceta em resina

Faceta em Resina

Não é novidade para ninguém que a qualidade é o fator predominante para melhor harmonia e beleza de tratamentos estéticos.

A transformação do sorriso com Faceta Dental e Lentes de Contato Dental é sem dúvida alguma um desejo para muitas pessoas. No entanto, a técnica com Faceta em Resina, passou a ser uma boa alternativas para quem procura um tratamento eficaz. Mas será que esse procedimento vale mesmo a pena?

O procedimento estético com Facetas em Resina não é muito popular como com Lentes de Contato Dental ou Faceta de Porcelana. A resina é muito utilizada para reparos e recursos rápidos, entregando maior facilidade de manuseio e custo reduzido para que seja possível atingir um bom resultado com o especialista.

face do dente de resina

As Lentes ou Facetas necessitam de um trabalho protético para efetivamente existirem e levam consigo um planejamento para uma mudança que costuma ser radical no sorriso do paciente. A Resina por outro lado não, sendo necessário não mais que um habilidoso dentista para confecção de um novo sorriso.

Ambos os tratamentos, apesar de eficazes, não podem ser comparados em questão durabilidade. Pacientes que buscam tratamentos estéticos com lentes ou lâminas em porcelana muitas vezes já têm ideia de procedimentos com resinas, mas não estão satisfeitos com o resultado de uma, outra ou ambas questões.

Portanto, antes de definir por investir em um tratamento por ser o mais rápido e em conta, converse antes com um especialista para que seja compreendido a vital necessidade para este procedimento.

Agende AQUI a sua consulta para avaliação.

Indicações e contraindicações para Faceta em Resina

A Faceta em Resina costuma ser bastante indicada para pequenas correções, seja na sua cor ou formato, podendo ser aplicada em um ou mais dentes.  

A resina pode ser considerada sim, uma forma alternativa para substituir tratamentos com Dentes de Porcelana, entretanto, seu cuidado com a durabilidade e risco de fratura do produto se tornam também mais elevados, afinal, a resina não possui a força de um laminado em porcelana.

preparo faceta em resina

Quando a Faceta em Resina é indicada?

  • Correções leves em pequenas fraturas;
  • Fechamento de espaços demasiados entre os dentes;
  • Dentes com restaurações em excesso, antigas e/ amareladas;
  • Urgências estéticas para reparos rápidos.

Quando ela é contraindicada?

  • Bruxismo severo;
  • Necessidade de grandes transformações no formato e cor do sorriso;
  • Dentes escurecidos por tratamento de canal.
caso de bruxismo

Tratamento em Resina pode ser recomendada para estética dental de impacto?

Muitas vezes, diversos paciente procuram no tratamento com Estética Dental as melhores alternativas para recompor a harmonia e beleza de um sorriso, buscando sempre maior naturalidade. As transformações estéticas de impacto podem ser variadas. O especialista na área estética irá entender o paciente individualmente para então propor a melhor forma forma de realizar o tratamento adequado.

Quando bem trabalhada, a Faceta em Resina consegue atingir expectativas como os laminados de porcelana, mas realmente é algo que dependerá muito da habilidade de um bom especialista. Existem casos onde já foi realizado um sorriso inteiro nesta técnica, no entanto, é sempre bom se atentar ao que foi dito anteriormente em questões de sua durabilidade.

faceta de resina depois

Devo escolher Faceta em Resina ou investir na porcelana?

Não existe uma resposta óbvia e pronta para isso. Tanto a Faceta de Porcelana como a Lente de Contato Dental são indicadas para correções mais agravantes e duradouras, trazendo a quem as aplica uma transformação total no sorriso. No entanto, a Resina pode ser muito bem utilizada para reparos na estética por um período menor de tempo, sendo mais indicado em pequenas correções da estética.

Na dúvida, converse com um especialista! CLIQUE AQUI e agende sua avaliação!

Qual o preço da Faceta em Resina?

O preço da Faceta em Resina está muito ligada à capacidade e habilidade do especialista, tipo de resina e material envolvido para melhor execução do procedimento à ser feito.

É dado como verdade que este procedimento tem um valor menor do que outras técnicas de porcelana, pois não dependem de um laboratório. No entanto, alguns fatores podem ser auxiliados para antever o caso clínico que será feito, barateando muito custos e trazendo maior segurança para execução de qualquer tratamento.

É possível simular o tratamento com antes e depois do tratamento?

Sim. A simulação é feita a partir de uma técnica chamada mockup. No estilo antes e depois, o paciente poderá literalmente “vestir” um molde do sorriso para antever como ficará o resultado de seu tratamento não apenas com Facetas em Resina, mas também com Lente de Contato Dental e Faceta Dentária.

O Digital Smile Design (DSD) também atribui muitas características, que auxiliam não apenas o paciente, mas também o especialista à planejar e conseguir prever de forma fiel o resultado de um bom tratamento estético dental.

O planejamento leva em consideração o biotipo da pessoa e formato do rosto, para moldar um sorriso harmônico e natural, atendendo também os desejos e necessidades do paciente.

planejamento de sorriso com resina

Saiba mais sobre o DSD clicando AQUI.

Optei por fazer a Faceta em Resina, meus dentes ficarão sensíveis após o tratamento?

São raras as situações de sensibilidade após o tratamento, no entanto não se pode dizer que não há chance. Qualquer tratamento odontológico passará por um processo de adaptação do organismo para que ele se acostume com a mudança, seja ela estética ou funcional. No entanto isso é bem raro e a sensibilidade, como sempre temporária.

Substituir a Resina pode ser perigoso para os dentes?

Substituir Facetas em Resina por outra acarreta uma preocupação maior do especialista em relação ao excesso de desgaste na face vestibular do dente que receberá o procedimento estético. Para ser mais específico, não é difícil deduzir que a troca acarretará na perda de um pouco da superfície dentária. A repetição excessiva ao longo do tempo, pode sim, trazer riscos ao dentes.

Para dicas de tratamentos e de cuidados para o melhor da sua saúde bucal, acompanhe nossa página no Facebook.