Home - estética dental - Retração Gengival | Quais são as causas e o que fazer nesses casos!
Retração Gengival | Quais são as causas e o que fazer nesses casos!


Retração Gengival: Por que a raiz do dente fica exposta?

retracao da gengiva

A Retração Gengival, é uma das questões mais envolventes que levam as pessoas à procurarem um profissional dentista. Muito comum na fase adulta, estima-se que pelo menos metade das pessoas entre 18 e 65 anos tenham, pelo menos, um dente com retração da gengiva. Por isso mesmo, saiba que não é algo incomum de se ocorrer, mas vamos entender melhor:

O que é Retração Gengival?

A Retração Gengival trata-se de uma redução do espaço de cobertura do dente pela gengiva, deixando-a mais exposta e o fenômeno de retração tem se tornado mais frequente. A razão pode estar relacionada ao envelhecimento da população, porém, outros fatores podem também estar relacionados e influenciam no aumento tanto de sintomas como da procura por este tipo de prognóstico.

retracao gengival

Causas da Retração da Gengiva

Os motivos mais comuns, que contribuem para a existência e surgimento da retração gengival pode estar relacionada a um mau uso de escovas dentais, assim como dentes mal posicionados, que podem acarretar ao afinamento do tecido da gengiva na parte óssea, em outras palavras, se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido. 

Em outros casos, a utilização de aparelho ortodôntico e restaurações também favorecem ou podem agravar este tipo de problema.

Consequências de Raiz Exposta

Para muitos, a retração está muito mais ligada à questões estéticas, no entanto, dependendo do local e também de sua extensão, a retração pode também prejudicar na ingestão de líquidos e mesmo na alimentação. Isso ocorre porque a exposição da raiz do dente eleva a sensibilidade, principalmente se o consumo for de alimentos gelados. A exposição também eleva o risco do surgimento de cáries e abrasão dentária. 

retracao gengival

Como evitar a Retração Gengival?

A higiene dental e o uso correto da escova, são extremamente importantes para se manter a boca saudável em todos os sentidos. Por isso vale se atentar as técnicas de escovação, sem forçar e também manter em dia visitas periódicas ao Dentista. Estas estão entre as medidas para prevenir a retração da gengiva, em todo caso, para evitar uma situação dessas, especialistas recomendam a avaliação de um dentista especializado em periodontia. 

Para quem já apresenta o problema, a primeira indicação é antes de mais nada compreender a causa e com isso, fazer o controle e reparo com o profissional mais indicado. Em alguns casos, pode ser necessário a correção por meio de uma cirurgia oral, especialmente se o profissional indicar que há possibilidade de evolução do processo.

Hoje, técnicas modernas de reconstrução de tecido e de aumento do volume da gengiva são bastante promissoras e repletos de bons e incríveis sucessos!

antes e depois retracao gengival

Por que contar com a Doctor&doctor?

É de extrema importância destacar que o diagnóstico e o tratamento adequado da retração gengival são feitos no consultório, a partir de uma consulta de avaliação.  Com especialistas com mais de 25 anos de experiência no mercado da Odontologia e especialidade em todas as áreas, a observação e as orientações de um profissional poderá garantir não apenas a prevenção, mas também o reparo e controle desse tipo de situação. 

Agende sua avaliação conosco pelo WhgatsApp, clicando AQUI!

Para dicas de tratamentos e de cuidados para o melhor da sua saúde bucal, acompanhe nossa página no Facebook.